Nesta quinta feira (01/12/11) vai ao ar no SBT, as 19:15h horário local, o Programa AVENTURA SELVAGEM com Richard Rasmussem. Neste programa ele mostrará ao Brasil, o Amapá e um dos seus principais fenômenos naturais: A Pororoca. Mas a Pororoca vai ser mostrada para o Brasil de uma forma diferente de todas as outras: Explorada por Jet Skis através do Clube Náutico do Amapá - CNA.
Vou fazer um breve histórico da relação entre o Clube Náutico do Amapá - CNA e a Pororoca. O Primeiro passeio foi em Março de 2010, onde pela primeira vez na história, Jet Skis, como protagonistas, desbravaram a tão temida Pororoca (antes, os jets só eram usados para colocar e retirar os surfistas nas ondas). O Clube Náutico do Amapá criou em nesta ocasião, uma nova modalidade esportiva, onde os jets saem do papel de meros coadjuvantes e passam a ser atores principais. Saltos espetaculares com mais de 3 metros de altura são apenas uma das formas de se aproveitar a pororoca. Colocar o Jet em cima da crista da pororoca e permanecer lá por vários minutos observando o rio e a paisagem sob um ângulo totalmente diferente, 2 a 3 metros acima do nível do rio, também é outra forma que só o Jet proporciona. Só com Jet Ski é possível andar nas outras pororocas que vem atrás da primeira (são umas seis na seqüência) e observar o fenômeno de "traz pra frente" e em seguida voltar a primeira onda. Enfim, as possibilidades de explorar a pororoca com o jet ski são inúmeras, por isso já colocamos este passeio no calendário do Clube náutico do Amapá.
Participaram do primeiro passeio:
1 - Edmundo Pinheiro e Luciana Melo
2 - Alex Gemaque e Sandra
3 - Moisés Moreira e Mara Cardoso
4 - Alan Gemaque e Patrícia
5 - Carlos Fantinatto (Betão)
6 - Paulo Albuquerque
7 - Afonso Pereira
Como o nosso primeiro passeio foi um sucesso, voltamos lá em maio deste ano, onde gravamos uma participação para o programa GLOBOMAR com o reporter Ernesto Paglia da TV Globo que foi ao ar dia 19/05/11.
Participaram deste passeio:
1 - Edmundo Pinheiro
2 - Moisés Moreira e Mara Cardoso
3 - Afonso Pereira
4 - José Hislon (Zezinho)
5 - Carlos Fantinatto (Betão)
6 - Paulo Albuquerque
7 - Sávio Souza
O Terceiro passeio ocorreu em Setembro deste Ano. O Clube Náutico do Amapá foi procurado pela equipe de Produção do Richard Rasmussen do programa Aventura Selvagem do SBT dias depois da exibição do programa GLOBOMAR. Acertamos com o Richard para dias 09,10 e 11 de Setembro deste Ano, pois um passeio para a Pororoca requer grande Planejamento (de 3 a 4 meses), pois as dificuldades logísticas são muitas e a infraestrutura necessária para os jets é muito grande, como vou descrever a seguir:
-A Distância entre Ferreira Gomes (Nosso ponto de Partida) e a Fazenda Paraíso (nosso ponto de apoio na pororoca) é de 200 Km percorridos em aproximadamente 4 horas. O único ponto de abastecimento neste percurso fica em Cutias do Araguari (60 km de Ferreira Gomes). Depois disso, são 120 Km até a fazenda sem ponto de abastecimento. Desta forma, em todos os nossos três passeios contamos com um barco de apoio de médio porte para levar nosso combustível e mantimentos. A cada passeio, levamos: 240 Litros de combustível para cada Jet, Alimentos e água para os 3 dias.
Neste último passeio além da infraestrutura acima, foi disponibilizado para a equipe do Richard mais duas lanchas. Além disso, resolvemos nosso problema de comunicação com um GlobalStar (Telefone via Satélite)
Participaram deste passeio:
1 - Edmundo Pinheiro
2 - Moisés Moreira e Mara Cardoso
3 - Afonso Pereira
4 - George Almeida
5 - Carlos Fantinatto (Betão) e Alandy
6 - Paulo Albuquerque
7 - Sávio Souza
8 - Ulisses Trasel e Patrícia Trasel e Matheus
9 - Rômulo, Suzy e Gabriel
10 - Goianinho
11- Ruy
Patrocínio e Apoio
Nossos passeios à pororoca só foram possíveis graças ao apoio dado pela Prefeitura Municipal de Cutias do Araguari, Através do Prefeito Paulo Albuquerque, que sempre apoiou todas as iniciativas de promoção ao turismo da região do Araguari e da pororoca. Sem o Apoio incondicional do amigo Paulo Albuquerque nossos passeios não seriam possíveis, e dificilmente o Amapá estaria como protagonista de forma positiva na mídia nacional. Vale ressaltar que após o primeiro passeio do CNA à pororoca, o Amigo Paulo Albuquerque comprou um Jet e Entrou para o Clube Náutico do Amapá. Valeu Paulo!
Agradecemos também ao SEBRAE que sempre foi parceiro do Clube Náutico do Amapá por entender que estimulamos o turismo na nossa região. O SEBRAE nos apoiou no nosso passeio da pororoca e no trajeto Alter do Chão/PA a Macapá/AP. Foram 600 Km percorridos de Jet Ski. Um recorde Nacional.
Ao Zeca e Dona Diana da Fazenda Paraíso, que sempre nos recepcionaram de braços abertos e que hoje moram no coração de cada um dos membros do Clube Náutico do Amapá.
Ao Jornal Diário do Amapá e a Rádio 90,9 FM que sempre divulgaram todos os nossos passeios e ações sociais.
Clube Náutico do Amapá
2 comentários:
O programa do Richard com a Pororoca irá para o ar somente no dia 8/12.
Abcs
Marcio Lisa
O Amapá estar afundando, tudo por conta dos políticos corruptos do estado, enquanto o povo morre na miséria, os todos poderosos de palito enriquecem ilicitamente cada vez mais... QUE VERGONHA, EU MORRO DE VERGONHA DO MEU ESTADO... SOCORRO!!
Postar um comentário